Noticias - Assim nasceu o "Mequinha"

Principio do século XX, marinheiros de passagem pela terra da luz ou então trabalhadores de empresas britânicas instaladas por aqui, segundo historiadores foram os responsáveis pela apresentação do futebol ao povo alencarino. Um dos primeiros jogos de que se têm notícia ocorreu em 1903, quando um navio britânico que levava jogadores de futebol para um torneio na Argentina ancorou no porto de Fortaleza. A população local recepcionou com homenagens a tripulação que, em troca, decidiu fazer uma demonstração daquele esporte desconhecido. A partida foi realizada no Passeio Público e o sucesso foi imediato. A partir de então, todos os navios vindos da Europa eram "forçados" a realizarem demonstrações de futebol.

Porem coube a um jovem que estudava na Inglaterra, chamado José Silveira, introduzir o “Football” entre os conterrâneos. Trouxe a primeira bola para o estado junto com um livrinho de regras, em 1904. Logo foi formado o primeiro “team” cearense que enfrentou um inglês, formado por trabalhadores nas empresas inglesas radicadas na cidade. Este amistoso agitou os quase 78.000 habitantes da capital cearense à época. A disputa ocorreu nas vésperas do natal, novamente no Passeio Público, e contou com a presença de toda a elite da sociedade local. Os ingleses ganharam por 2 a 0, o que não foi um resultado tão ruim visto que a maioria dos cearenses jogavam o futebol pela primeira vez.

Empolgados com a primeira experiência, o time dos cearenses manteve suas atividades durante todo o ano de 1905 com o nome de Foot-ball Club, sempre disputando no Passeio Público com os tripulantes dos navios de passagem pela cidade. Por algum motivo ainda desconhecido, o time mudou de nome para Clube da Vaca e logo em seguida encerrou suas atividades, o que causou um certo hiato na prática do futebol no estado que duraria até 1912.

Apesar desta pequena “esfriada” no animo dos futebolistas locais, a bola já tinha começado a rolar no Ceará. Nas ruas e praças de Fortaleza o futebol era um importante lazer do povo cearense. E o Futebol era praticado principalmente em locais como a Praça Clóvis Beviláqua (então Praça de Pelotas), Praça da Estação, Praça da Lagoinha, Praça Fernandes Vieira e Largo da Alfândega.

Para organizar melhor o esporte local criou-se, em 1915, a Liga Metropolitana Cearense de Futebol, sob a presidência do desportista Alcides Santos. Prova de que o futebol ainda era bastante elitista é o fato de que, apesar do grande número de times que existiam na época, apenas quatro times participaram do primeiro campeonato da Liga (Ceará, Maranguape, Rio Negro e Stella, todos formados por "bons moços").

Em 1920 aconteceu o primeiro Campeonato Cearense de Futebol, organizado pela Associação Desportiva Cearense, instituição depois denominada Federação Cearense de Desportos e que hoje se chama Federação Cearense de Futebol.

 

Foi então neste ano que a categoria infanto-juvenil do Ceará Sporting Club, que apesar da conquista do tetracampeonato em 1919, não tinham espaço nos treinamentos, nas reuniões e nas comemorações dos adultos. Cansados desse tratamento, em 1920 os garotos alvinegros marcaram uma reunião e em 11 de novembro, na casa do líder do movimento – Juvenal Pompeu Magalhães, o tema foi calorosamente discutido, ao final, por unanimidade, ficou decidida a dissidência com todo o grupo infanto-juvenil deixando o Ceará Sporting Club e, como consequência, criando um novo clube a partir daquele dia. Então na mesma ocasião já foram feitas importantes decisões como às cores da camisa, a eleição do presidente e o nome da nova agremiação, América Football Club.

 

O grupo fundador da “Águia” tinha Acrísio Faria de Miranda, Aluísio Gondim Ribeiro, Aníbal Câmara Bonfim, Dagoberto Rodrigues, Antônio Benício Girão, Miguel Aguiar Picanço Filho, Crisanto Moreira da Rocha, além do próprio Juvenal Pompeu.

 

O primeiro presidente, escolhido unanimemente pelos presentes, foi Acrísio Faria de Miranda, que depois se tornaria político de renome e importância na história do nosso Estado.

 

Na época da fundação do América Football Club, a população do Ceará era de 1. 315. 828 habitantes e da capital era de 78.221 habitantes. O Governador do estado era Justiniano de Serpa, o prefeito de Fortaleza era Rubens Monte e o Arcebispo de Fortaleza era D. Manuel da Silva Gomes.

Fonte: Wikipédia

Galeria de Fotos: Noticias

A galeria de fotos está vazia.